Recomendações de Segurança
HomeRecomendações de Segurança
Na Galp Energia garantimos os mais elevados padrões de qualidade e segurança, desde a armazenagem de GPL até à entrega final do produto
Instalação de aparelhos de queima
- Certifique-se que a instalação é realizada por um técnico credenciado para proceder a esta operação, que deverá garantir o cumprimento da legislação em vigor.
- Não permita que os aparelhos sejam instalados nos quartos ou nas casas de banho, situações interditas na lei em vigor, exceto se se tratar de aparelhos estanques.
Materiais a utilizar nas ligações aos aparelhos de queima
- Tubos extensíveis ou rígidos próprios para gás: a utilizar nas placas e fornos de encastrar, bem como em esquentadores e caldeiras.
- Tubos de borracha: a utilizar em fogões e aparelhos de queima amovíveis. Deve ser aprovado para o tipo de gás a utilizar, conter a referência da norma portuguesa, a data limite de utilização e o nome do fabricante. Para um comprimento inferior a 1,5m, deverá utilizar-se uma ligação metálica extensível ou rígida, própria para gás.
Utilização
- Limpeza e manutenção dos aparelhos: deve manter sempre limpos e afinados os queimadores, respeitando as recomendações do fabricante.
- Acendimento do aparelho: deve sempre acender primeiro o fósforo e de seguida abrir o gás. Caso o aparelho não fique ligado, feche a torneira do queimador e repita a operação. Certifique-se que as torneiras de água quente estão bem fechadas, sempre que acender o esquentador ou a caldeira.
- Funcionamento de aparelhos: após a utilização, verifique se os aparelhos se encontram desligados. Sempre que se ausentar, desligue-os.
- Ausências prolongadas: certifique-se que as torneiras da instalação e de segurança se encontram bem fechadas antes de se ausentar por períodos longos.
- Ventilação e exaustão dos produtos da combustão: assegure-se de que o local e a instalação do seu aparelho cumprem as normas de ventilação e exaustão dos produtos da combustão aplicáveis. Em caso de dúvida, contacte um técnico credenciado.
- Revisão de aparelhos: periodicamente deve proceder à revisão do aparelho de queima, recorrendo a técnicos credenciados para o efeito. Se detetar alguma irregularidade (quando a chama deixar de estar estável e azulada e passar a apresentar-se instável, ruidosa e fortemente amarelada) também deverá contactar um técnico.
Fugas de Gás
No caso de cheirar a gás ou detetar uma fuga, cumpra de imediato as seguintes indicações:
- Areje de imediato o local, abrindo portas e janelas.
- Feche as torneiras de segurança junto ao contador e as dos aparelhos a gás.
- Nunca use o elevador.
- Contacte a linha de emergência ou os bombeiros, já fora do local.
- Não fume, não faça lume, não utilize chamas para localizar fugas.
- Não accione interruptores ou campainhas.
- Não ligue, nem desligue aparelhos elétricos ou telefones.
Segurança das instalações de gás
- Deve solicitar as inspeções periódicas exigidas por lei (cinco anos para as instalações domésticas). A iniciativa e responsabilidade pertence aos proprietários.
- Todas as alterações ou modificações na instalação existente devem ser sempre efetuadas por técnicos oficialmente credenciados.
- Qualquer válvula que não se encontre ligada a um equipamento de queima deve permanecer fechada e tamponada.
- Quando efetuar obras no pavimento ou nas paredes da sua casa, lembre-se que aí pode passar um tubo de gás. Procure identificar a localização das canalizações de gás na sua residência.